Empregos no Japão – Moeda japonesa desvaloriza-se e cotação chega a 161 ienes o dólar. Iene desvaloriza abaixo de 160 por dólar, atingindo menor patamar desde 1986.
A desvalorização da moeda japonesa avançou quarta-feira e a cotação passou momentaneamente de 160,5 ienes frente ao dólar em Nova York — o seu menor valor em mais de 37 anos.
A moeda japonesa também se desvalorizou frente ao euro e, em determinado momento, ficou entre 171,5 e 172 ienes — a sua cotação mais baixa desde que a moeda europeia passou a circular, em 1999.
Propagou-se quarta-feira, entre investidores, a avaliação de que o Federal Reserve, dos Estados Unidos, não se apressará a reduzir a taxa básica de juros. Esta visão se espalhou depois que, na terça-feira, um alto funcionário da instituição manifestou uma atitude de cautela quanto a uma redução imediata.
Em resposta, investidores venderam a moeda japonesa no mercado de Londres, levando-a a atingir um nível inferior à cotação de 160,24 ienes registrada no final de abril — o seu menor valor desde dezembro de 1986.
O vice-ministro das Finanças para Assuntos Internacionais do Japão, Kanda Masato, responsável pela política cambial do governo do Japão, declarou a jornalistas na noite de quarta-feira que medidas necessárias serão tomadas contra excessivas flutuações do câmbio.
No entanto, a venda de ienes prosseguiu no mercado de Nova York. Em determinado momento, a desvalorização atingiu a faixa entre 160,5 e 161 ienes.
Fontes do mercado destacaram que a moeda japonesa passou da marca de 160,24 ienes frente ao dólar e que inúmeros investidores atribuem falta de força à declaração do vice-ministro. Segundo elas, esta percepção teria levado especuladores a intensificar a venda de ienes. As mesmas fontes observam a existência de uma forte interpretação de que, mesmo havendo intervenção do governo e do Banco do Japão no mercado, qualquer efeito será temporário.